John Wesley Hyatt (1837/1920) foi um inventor americano e ficou conhecido, especialmente, por ter simplificado o método de fabricação de celuloide. Em 1914 foi galardoado com a Medalha Perkin. Mas foi o inglês Alexander Parkes que, em 1862, apresentou na feira Great Exhibition em Londres a Parkesina: a primeira celuloide. Graças a esta descoberta foi galardoado com uma medalha de bronze pela sua invenção. Muitos consideram a Parkesina como o nascimento da indústria de plásticos.
John Wesley Hyatt adquiriu a patente de Parkes e começou a fazer experiências com nitrato de celulose com a intenção de fabricar bolas de bilhar, que até então eram feitas de marfim. Ele utilizou tecido, pó de marfim e laca, e em 6 de Abril de 1869, patenteou um método de cobrir bolas de bilhar com a adição de colódio. Assim teria nascido a celuloide que posteriormente foi usado como base para o filme fotográfico.
Em 1878 o fotógrafo britânico Charles E. Bennett utiliza o celuloide na fabricação da película fotográfica e estabelece alguns princípios técnicos da revelação. Inventa uma placa seca revestida com uma mistura de gelatina e brometo de prata com a qual ele conseguiu reduzir o tempo de exposição para um quarto de segundo, sendo um grande avanço tecnológico no campo da fotografia.
Eadweard Muybridge (1830/1904) foi um fotógrafo inglês que teve um contributo muito importante para o avanço da fotografia, pois desenvolveu um sistema para a captação instantânea de imagens. Muitas pessoas da sua época defendiam que os cavalos quando corriam mantinham as quatro patas no chão. Fotografou com sucesso o galope de um cavalo frame a frame, para isso utilizou 24 câmaras, dispostas em diferentes posições, de modo a captar as diversas fases da corrida de um cavalo, tendo esclarecido assim a polémica em torno da possibilidade de um cavalo a galope pousar ou não, ao mesmo tempo, as quatro patas no chão.
Esta experiência mostra-nos que todos os cascos não ficam em contacto com a terra. Além disso, também podemos ver pelas imagens acima, que as 4 patas não ficam completamente estendidas, elas ficam um pouco dobradas, quando "puxam" as patas dianteiras "empurram" as traseiras, e vice-versa. Inventou o zoopraxiscópio, um dispositivo que permitia, ao rodar rapidamente um disco de vidro, uma sucessão de imagens que dava a impressão de movimento.
Étienne-Jules Marey (1830/1904) foi um francês cientista, fisiologista e cronofotógrafo, seus estudos e experiências tiveram uma importante contribuição para o progresso da cardiologia, da instrumentação física, aviação, cinematografia e da fotografia. Ele é considerado, por muitos, um dos pioneiros da fotografia e um influente impulsionador da história do cinema.
Insatisfeito com o sistema criado por Muybridge, em 1878, cria o fúsil fotográfico, que permitiu a fotografia em série. Marey tinha como principal objetivo estudar mais de perto o movimento em geral, o voo dos pássaros, bem como a vida animal. Este dispositivo permitia captar 12 imagens consecutivas por segundo, com uma exposição de 1/720 por cada foto. O facto mais interessante é que todas as imagens ficavam registadas numa única imagem.
O fúsil fotográfico era um cilindro forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular. Para captar as imagens era necessário apertar um gatilho e assim que este era acionado as imagens ficavam gravadas num suporte circular idêntico ao tambor de um revólver. Ficou conhecido como a primeira máquina fotográfica do mundo porque o mecanismo do revólver era semelhante ao da câmara fotográfica moderna.
Com este dispositivo o movimento real da vida havia sido captado e fixado, em todas as suas fases, num suporte transparente, flexível e sensível: a película fotográfica. Estava, assim, realizado não só um pequeno passo para os estudos fotográficos da época, mas também um grande e importante passo para o desenvolvimento da técnica cinematográfica.
George Eastman (1854/1932) foi um inventor americano e empresário que fundou a Eastman Kodak Company e popularizou o uso do rolo de filme fotográfico, permitindo que a fotografia pudesse chegar ao mundo dos consumidores.
Em 1884, Eastman patenteou a primeira pelicula fotográfica em forma de rolo, de 24 exposições, possibilitando que a fotografia fosse realizada de uma forma mais comoda e prática. Em 1888, lança a câmara Kodak, a primeira câmara a ser projetada para um fim comercial, tornando a base da fotografia acessível a todos.
Hannibal Williston Goodwin (1822/1900) foi um padre americano que realizou investigações no campo da fotografia. O contributo mais importante foi o processo para a produção de película perfurada à base de nitrocelulose transparente resistente e flexível, dando um passo fundamental na produção de imagens em movimento e que mais tarde foi utilizado no Cinematoscópio de Thomas Edison.
A 2 de Maio de 1887, fez a apresentação da sua invenção, mas a oficialização da patente da sua descoberta entra em conflito com a da Eastman Kodak, pois esta também tinha começado a produção do mesmo produto. O Processo durou mais de dez anos, posteriormente a patente foi vendida à “Ansco”, empresa fotográfica, que processou com sucesso a Eastman Kodak por violação de direitos e conseguiu, assim, receber mais de cinco milhões de dólares.
Thomas Edison (1847/1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. A sua maior invenção foi da lâmpada elétrica. Mas no campo da fotografia um dos maiores contributos foi a criação de um laboratório, perto de West Orange (New Jersey), onde realizou as suas experiências na área das “imagens movimento”. Este laboratório veio a tornar-se no primeiro estudo de cinema mundial.
Edison é considerado por alguns estudiosos como o designer da primeira máquina de filmar: o cinetógrafo. Era uma câmara fotográfica que fazia várias fotos por segundo, capturando, assim, uma sequência de imagens em movimento.
Inventou também o cinetoscópio, que é uma caixa com um visor individual, através do qual se podia assistir à passagem ininterrupta de uma pequena tira de filme com imagens fotográficas em movimento. Os filmes poderiam ser vistos mediante a inserção de uma moeda, por isso, não pode ser considerado um espetáculo público, porque só uma pessoa de cada vez podia ver a animação.