Como já verificamos anteriormente, a sétima arte nasceu uma arte globalizada, mas o que seria do cinema se não fossem as salas de exibição? Hoje irei falar sobre as Salas de Cinema e a sua Evolução Tecnológica.
A primeira sala de cinema, o Eden-Théâtre, foi uma iniciativa de Alfred Seguin, construída pelos arquitetos William Klein e Albert Duclos, e inaugurada a 07 de Janeiro de 1883. Uns anos mais tarde foi comprada por Soula Adelaide e o marido Raoul Gallaud, que eram amigos de Antoine Lumière. Foi aqui neste cineteatro francês, situada em La Ciotat no sudeste da França, que aconteceu a primeira exibição do mundo. Ainda hoje a está intacta, no estado original, esteve fechada durante 30 anos, mas em 2007 começou um processo de reforma que custou seis milhões de euros. Reabriu no dia 09 de Outubro de 2013.
De 14 de abril de 1900 a 12 de Novembro de 1900 foi realizada a Exposição Universal de Paris, uma exposição que servia para comemorar as realizações do século passado e para acelerar o desenvolvimento para a próxima. A feira que teve uma adesão de cerca 50 milhões de pessoas, exibia muitas máquinas, invenções e arquitetura que ainda hoje são universalmente conhecidas, entre elas: os motores a diesel, escadas rolantes, roda-gigante e o telegraphone (o primeiro gravador magnético de áudio, uma espécie de fonógrafo que se podia fazer funcionar à distância). Mas o mais importante para o cinema foi a existência um cinematógrafo que projetava numa tela gigante, com 21 metros de largura e 18 metros de altura, assistido por 1,5 milhão de pessoas.
A 19 de Junho de 1905 começam aparecer, nos EUA, as primeiras salas de exibição primitivas e pequenas, a preços acessíveis e baratos, que atrairiam milhões de americanos. Estas salas chamavam-se Nickelodeon e foram o primeiro tipo de espaço de exibição coberto dedicado exclusivamente ao cinema. Este nome deriva de duas palavras: do Inglês Nickel que era à época uma moeda de 5 cêntimos e do Grego Odeion que quer dizer teatro coberto. Todas as sessões eram pagas e o valor de entrada era 1 Nickel. Estas salas alteraram drasticamente as práticas de exibição dos filmes, bem como os hábitos de lazer de um grande segmento do público americano. A classe que mais usufruiu destas salas foi a classe trabalhadora, que era o público que não podiam despender muito dinheiro para comprar um bilhete. As Nickelodeons exibiam filmes de curta duração, cerca de dez a vinte minutos, com uma grande variedade de estilos e temas. Mas elas foram desaparecendo à medida que as cidades se expandiam e a indústria proporcionava a consolidação de salas de cinema maiores, mais confortáveis e mais adequadas à exibição dos filmes.
Em 1914, ano que deu início a Primeira Guerra Mundial, cai a produção cinematográfica europeia e os filmes americanos começam a ganhar terreno. Graças a isso, Nova York assiste à inauguração da sua primeira grande sala de projeção, com capacidade para 3.300 lugares. Alguns anos mais tarde, em 1948, os grandes estúdios são obrigados por lei a vender as suas salas de cinema e passam a dividir o poder e os lucros com os exibidores.
Os princípios tecnológicos da televisão foram iniciados no final de 1920. Entre 1928-1934 foram vendidos comercialmente os primeiros televisores, no Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética. A comercialização de televisões a cores, a partir de 1953, aumentou ainda mais a popularidade dos aparelhos de televisão. A sua rápida expansão levou à queda nas receitas das salas de cinema, e os grandes estúdios, para combater esta realidade, apostam na inovação de novos sistemas, como é o caso do Cinema.
Em 1952, foi criado processo cinematográfico de widescreen que trabalha com imagens projetadas simultaneamente por três projetores de 35 mm sincronizados para um ecrã de proporções gigantescas e extremamente curva, com um arco de 146°.
A projeção em vez de ser feitas numa superfície contínua como a maioria dos ecrãs, era feita de três cabines de projeção, postas na mesma disposição que as câmaras, para uma tela extremamente curva. Era constituída por centenas de tiras verticais individuais de tecido perfurado, cada uma com 7/8 polegadas (aproximadamente 22 mm) de largura. A palavra "Cinerama" deriva da junção de cinema com panorama, a palavra "panorama" vem das palavras gregas "pan", que significa tudo, e "orama", que se traduz naquilo que é visto, uma visão, ou um espetáculo.
Foram usadas três câmaras com rolo de 35 mm equipadas com lentes de 27 mm, que é aproximadamente o comprimento focal do olho humano. Cada câmara filmava um terço do objeto filmado, uma a parte esquerda, outra a parte direita e uma terceira filmava apenas o centro do plano. Foram montadas com uma amplitude entre elas de 48º, o que davam no total uma cobertura do assunto filmado de 146º. As imagens foram captadas e projetadas a 26 frames por segundo em vez dos habituais 24. O primeiro filme a ser exibido foi a 30 de Setembro de 1952, no Teatro Broadway, em Nova Iorque.
Spyros P. Skouras, presidente da 20th Century Fox, criou em 1953 o sistema CinemaScope. Era um processo em que uma lente anamórfica distorcia e aumentava a imagem projetada em telas largas. Este evento foi uma resposta ao princípio dos processos de "realismo" mais conhecido como Cinerama. Mas apesar disso a Cinerama foi pouco afetada pela CinemaScope.
Em 1954 os engenheiros da Paramount Pictures criaram um sistema chamado de VistaVision. Com este sistema os técnicos da Paramount pretendiam ampliar a área de projeção, ao rodar a pelicula de filme no sentido horizontal. A diferença entre esta e o CinemaScope é que a VistaVision não usava lentes anamórficas e o processo da Paramount consistiu em alterar a posição das peliculas dentro da câmara como podemos ver nas imagens seguintes.
Em 1963 a AMC Theatres criou a primeira Cinema Multiplex, que eram complexos com várias salas pequenas, exibindo uma maior diversidade de filmes. Os seus criadores acreditavam que se existisse num único edifício duas salas de exibição, adicionando um segundo ecrã operado pela mesma equipa, a receita poderia dobrar.
Em 1963 a AMC Theatres criou a primeira Cinema Multiplex, que eram complexos com várias salas pequenas, exibindo uma maior diversidade de filmes. Os seus criadores acreditavam que se existisse num único edifício duas salas de exibição, adicionando um segundo ecrã operado pela mesma equipa, a receita poderia dobrar.
Entre o dia 15 de março e 13 de setembro de 1970 foi realizada em Osaka, Japão, uma feira mundial que tinha o tema "Progresso e Harmonia para a Humanidade". Aqui foi visualizado o primeiro filme em IMAX. No ano seguinte no cinema Cinesphere, no Ontario Place, Toronto foi realizada a estreia da primeira instalação permanente do sistema IMAX, com a exibição do filme North of Superior. Esta sala ainda hoje está em operação.
Em 1970, a Philips desenvolveu um formato de vídeo cassete caseiro feito especialmente para uma emissora de televisão e dois anos depois foi disponibilizada a venda ao público. A Philips chamou este formato "Video Cassette Recording", mais conhecido como "N1500". Graças a estes equipamentos é possível que o cinema entre nas casas das pessoas. São criadas, se assim posso dizer, o home cinema. Graças a este facto os filmes Guerra nas Estrelas (1977) e Tubarão (1975) arrecadam mais de 100 milhões de dólares em aluguer de cassetes. Os Videoclubes espalham-se por todos os cantos, e o sistema VHS, de custo reduzido, se impõe sobre o Betamax, de melhor qualidade. Em 1933 os gravadores de VHS já estão em mais de 3/4 dos lares norte-americanos com televisão.
É na década 80 que os drive-ins praticamente chegam ao fim, dando lugar a pequenas salas de exibição, disseminadas pelos shoppings-centers. O primeiro drive-in é de 1933 e localizava-se em Camden, New Jersey.
Mas a evolução não fica por aqui. Em 1997 surge o DVD, disco versátil digital, um sistema que permite a reprodução doméstica de som e imagem em qualidade muito superior ao VHS. Mas se as pessoas acham que o DVD surgiu do nada, como uma flash, enganam-se. A evolução do DVD confunde-se com a história do cinema. A tecnologia de gravação ótica foi inventada por David Paul Gregg e James Russell em 1958 mas foi patenteada em 1961.
Um formato de disco ótico de dados, conhecido como LaserDisc, foi desenvolvido nos Estados Unidos, mas chegou ao mercado em 1978. Era um formato de disco muito maior do que os formatos posteriores. Devido ao alto custo de leitores e discos, a adesão por parte do consumidor de LaserDisc foi muito baixa, tanto na América do Norte como na Europa. Mas esta evolução permitiu que o consumo de cinema em casa fosse cada vez maior, estava assim criada a sala de cinema caseira. A venda de DVDs torna-se, então, a maior fonte de renda da indústria cinematográfica, superando bilheterias e cópias VHS.
Em 1994 é criado o primeiro browser capaz de realizar navegações de forma simples, por meio de links, como se usa atualmente, popularizando o uso da Internet fora do meio académico. Em 1999 a NBTel (agora conhecida como Bell Aliant) foi a primeiro a implantar comercialmente o sistema de transmissão de televisão via internet (IPTV), utilizaram o Alcatel 7350 DSLAM e middleware criado pela TV iMagic (de propriedade da empresa-mãe da NBTel Bruncor). Este sistema permite a interação dos usuários, a escolha, a interrupção ou avanço de conteúdo, ou mesmo a aquisição de produtos.
Hoje em dia a conexão de Internet em banda larga atinge um desempenho suficientemente bom para permitir que imagens e sons de alta qualidade sejam compartilhados entre os internautas. E graças a esta realidade surge o YouTube, mais uma forma de conseguirmos ver em qualquer lugar um bom filme. Nasce assim a sala de cinema móvel. Mas não só, a pirataria, a Internet, o download, a exibição on-line e os aparelhos móveis de exibição de imagens (ipod, mp4, telemóveis) levam o cinema a públicos inimagináveis até então.
Estes contínuos e interruptos avanços tecnológicos fazem com as câmaras digitais de vídeo, leves, ágeis e de baixo custo, se aproximam em qualidade às imagens produzidas em película. Graças a isso, surgem centenas de produtores independentes, que, graças às novas tecnologias, podem reduzir os custos de produção e ampliar os circuitos de exibição dos seus filmes.
Os vídeos amadores passam a competir pela atenção de uma plateia global. Webcams e câmaras de telemóveis passam a ser consideradas instrumentos criativos de produção de vídeo. O telemóvel surge, assim, como a quarta tela, uma opção para além do cinema, televisão e computador. Além disso, o pequeno gadget suíço – o telemóvel –, passa a ser considerado um instrumento criativo de produção de vídeo, pois permite a criação de vídeos amadores e, que estes passem a competir pela atenção de uma plateia global.
Resultado disso, em 2005, é criado o Festival Pocket Films, que apresenta ficções e documentários filmados por telemóveis em Paris. Em 2007, O Sundance Institute e a GSM Association apresentam cinco curtas-metragens produzidas para exibição em telemóveis, num festival realizado em Barcelona.
Os vídeos amadores passam a competir pela atenção de uma plateia global. Webcams e câmaras de telemóveis passam a ser consideradas instrumentos criativos de produção de vídeo. O telemóvel surge, assim, como a quarta tela, uma opção para além do cinema, televisão e computador. Além disso, o pequeno gadget suíço – o telemóvel –, passa a ser considerado um instrumento criativo de produção de vídeo, pois permite a criação de vídeos amadores e, que estes passem a competir pela atenção de uma plateia global.
Resultado disso, em 2005, é criado o Festival Pocket Films, que apresenta ficções e documentários filmados por telemóveis em Paris. Em 2007, O Sundance Institute e a GSM Association apresentam cinco curtas-metragens produzidas para exibição em telemóveis, num festival realizado em Barcelona.
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